segunda-feira, 10 de maio de 2010

vc repórter: bibliotecas são instaladas em pontos de Brasília
08 de maio de 2010 • 14h29 • atualizado às 14h50

Estantes de livros são distribuídas por avenida de Brasília
Foto: Ana Sonaly/vc repórter

Um projeto para incentivar a leitura de usuários de transportes coletivos em Brasília (DF) funciona com sucesso há quase três anos. Uma organização fundada por um açougueiro que aprendeu a ler aos 16 anos e se apaixonou pela leitura distribui livros em estantes instaladas nas paradas da via W-3 Norte, cujo empréstimo e devolução ficam a cargo dos passageiros.

A iniciativa, intitulada Parada Cultural, foi criada em 21 de junho de 2007. As bibliotecas funcionam 24 horas por dia e contam com 36 postos com armários-estantes ou prateleiras por toda a avenida.

A ONG responsável pelo projeto, chamada T-Bone, foi criada por Luiz Amorim, que só foi alfabetizado aos 16 anos, mas desenvolveu uma grande paixão pela literatura. Quando morava nos fundos de seu açougue - de onde veio o nome da organização - , não tinha para onde ir e lia entre 10 e 15 títulos por mês, segundo o site da iniciativa.

Amorim começou a promover eventos culturais em seu açougue a partir de 1998 e estendeu o incentivo à  
literatura por meio da Parada Cultural.


A internauta Ana Sonaly, de Brasília (DF), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos.

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4421018-EI8139,00-vc+reporter+bibliotecas+sao+instaladas+em+pontos+de+Brasilia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário